Os 10 erros mais freqüentes em português!

1 - Para “mim” fazer: o “mim” não faz, porque não pode ser sujeito.

2 - “Há” cinco anos “atrás”: há e atrás indicam passado na frase. Dessa forma deve-se usar apenas “há cinco anos” ou “cinco anos atrás”.

3 - Venda “à” prazo: não se usa o acento grave antes de palavra masculina, a não ser que esteja subentendida à moda.

4 - Todos somos “cidadões”: o plural de cidadão é cidadãos.

5 - Entre “eu” e você: Depois da preposição, usa-se mim ou ti.

6 - Que “seje” eterno: o subjuntivo de ser e estar é seja e esteja.

7 - Ela é “de” menor: neste caso o “de” não existe.

8 - Creio “de” que: não se usa a preposição “de” antes de qualquer “que”.

9 - Ela veio, “mais” você, não: usa-se neste caso o “mas”, conjunção, que indica restrição, ressalva.

10 - Falo alto porque você “houve” mal: neste caso o houve é pretérito do verbo haver (existência), ao se referir à audição usa-se “ouve”.


Via:
Vida Universitária

Essa eu não conhecia, heheh

Gostou da postagem? Agora faz um favor? Vote no rerbi.
valeus.

18 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! hilário língua portuguesa gosto muito dessa língua. Muitos acham dificil mas, nao impossível de entender.

    ResponderExcluir
  3. O erro que AGENTE (propositalmente errado) comete,ficou de fora, AGENTE junto é reunião na DP, o certo que é "A gente" normalmente é ignorado.

    Legal o post.

    ResponderExcluir
  4. São erros bem comuns que passam desapercebidos,mais "Que SEJE eterno" é deprimente,quem falar isso tem que ser muito burro..kkkk..

    ResponderExcluir
  5. Outro bem comum é usar "melhor" no lugar de "mais bem". "Melhor" só pode ser usado no lugar de "mais bom", e não de "mais bem".

    Essa do "há" e "atrás", putz, já cometi várias vezes....

    ResponderExcluir
  6. rá, aqui da onde esse vocabulário é proveniente:

    http://www.issoecoisafeia.com/2010/01/reportagem-especial-das-ferias.html

    Os POBRI!

    ResponderExcluir
  7. Ola! Bacana esse post, parabéns. Estou publicando no meu blog com seus respectivos créditos.

    www.momentoverdadeiro.com

    Atenciosamente;
    Washington Luiz
    Jornalista On Line

    ResponderExcluir
  8. O pessoal troca muito o préterito perfeito por futuro do presente.

    O pior é saber que as pessoas não dão valor a essas postagens justamente porque negligenciam a escrita.

    ResponderExcluir
  9. 3 - Venda “à” prazo: não se usa o acento grave antes de palavra masculina, a não ser que esteja subentendida à moda.

    Não entendi, não seria crase ?

    ResponderExcluir
  10. É... de fato, a língua portuguesa é difícil. Não apenas a escrita, mas principalmente a gramática. A questão da escrita se torna mais difícil quando temos vários conceitos para uma mesma palavra. Como manga (aqui no Ceará tem até o verbo 'mangar'...rs), por exemplo. E o uso da internet, em detrimento da escrita formal, muitas vezes nos leva a esquecer coisas simples, como as palavras que são muito usadas (citadas neste post). Enfim, parabéns pela postagem. Não podemos jamais esquecer esses detalhes. Espero não ter esquecido nenhum neste meu comentário...kk. Abraço a todos! ;)

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Realmente a língua portuguesa é difícil e muitos se aventuram a ensinar e corrigir, mesmo sem estar preparados para tal. A explicação 8, por exemplo, está equivocada. Não se usa "de" depois de "crer" (e não "não se usa 'de' antes de 'que'"). Por exemplo: Este é o livro DE QUE te falei. (Falei DO livro, então é assim que se diz.)

    Já a palavra "desapercebido" significa algo muito diferente (desprevenido) de "despercebido" (não notado).

    À pessoa que perguntou se "não seria crase?" digo o seguinte: não, não seria. Crase é a contração de duas letras iguais (em português isso só acontece com a letra A (a preposição e o artigo). A crase é indicada pelo ACENTO GRAVE. João

    ResponderExcluir
  12. O próprio post contém erros de português... rs Ex.: "Frequente" não leva mais trema. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que o mais comentido é o de ocultar o "d" nos verbos no gerúndio. Como: "Ela veio andano", "Ele tá fazeno". Todo mundo fala ou já falou assim.

    ResponderExcluir
  14. Isso só acontece com o "serumano"...
    Aghhh

    ResponderExcluir
  15. Na realidade, usar o trema não é erro; só seremos obrigados a escrever conforme o novo Acordo a partir de 2013. De 2009 até 2012 é um período de transição e as duas formas são consideradas corretas.

    Outra coisa: alguém disse que "melhor só se usa no lugar de 'mais bom' e não no lugar de 'mais bem'. Isso ficou bem estranho. Vejam isso: Estou sentindo-me bem. Na verdade, estou sendindo-me melhor que ontem. ("melhor" no lugar de "mais bem" - forma correta). O que a pessoa quis dizer é que não e usa "melhor" antes de particípios (verbos [geralmente] terminados em -ado e -ido). Assim, devemos dizer "Isto está mais bem respondido que aquilo" em vez de "Isto está melhor respondido que aquilo". (ESTA ÚLTIMA FRASE CONTÉM ERRO; SÓ ESTÁ AÍ PARA SER CONFRONTADA COM A FORMA CORRETA.) Outro exemplo: Minha casa está mais bem pintada que a sua (e não "melhor pintada"). Outro: Este texto está mais bem escrito que aquele (e não "melhor escrito")...

    ResponderExcluir
  16. 7 - Ela é “de” menor: neste caso o “de” não existe.

    ai que burrinho.....

    Ela é "de menor idade" ou "de maior idade".por isso se fala de menor.está correto sim

    ResponderExcluir
  17. esqueceram do "menas" muito comum nos dias de hoje. Eu tenho "menas" balas que você. O certo: eu tenho menos balas que você.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, para o rerbi, Comente!
Aproveite e indique para os seu amigos e seja bem vindo(a) sempre!

- Comentários negativos, infantis e com palavrões não serão aceitos.

- Comentários Anônimos não serão mais aceitos! Se quer manifestar sua opinião, seja homem ou mulher para ''mostrar'' sua cara.

Obs: Comentários do blog não refletem as opiniões do blog!