Cientistas criam cristais para absorver CO2

Químicos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos melhoraram um tipo de cristal artificial que pode absorver CO2 (dióxido de carbono), gás considerado o grande vilão do aquecimento global. O novo método consegue absorver e reter o dobro da quantidade da substância.

Conhecidos como estruturas metal-orgânicas, ou MOF, os cristais metálicos são estruturas estáveis e porosas capazes de absorver e comprimir gases em espaços muito pequenos. Os cientistas esperam que esses materiais conduzam a energia mais limpa e ajudem a capturar emissões de dióxido de carbono antes que elas cheguem à atmosfera e contribuam para o aquecimento global, a alta no nível do mar e a acidez oceânica.

Liderados por Omar Yaghi, do California NanoSystems Institute, os pesquisadores melhoraram um cristal anterior, designado MOF-177, e produziram duas novas versões (MOF-200 e MOF-210) capazes de armazenar duas vezes o volume de gases. Yaghi, professor de química e bioquímica, diz que usar a "porosidade é uma maneira de fazer muito usando pouco".

– Fizemos pequenos furos na estrutura externa que ampliam dramaticamente a área de superfície.

Os cristais melhorados foram descritos em estudo publicado pela versão online da revista científica Science.

Jaheon Kim, professor de química na Soongsil University, em Seul diz que 1 g do MOF equivale ao tamanho de quatro cubos de açúcar. Se os cristais forem achatados, cada grama desse material pode cobrir uma área superior a 5.000 metros quadrados, diz.

– Se eu tomar um grama de MOF-200 e estendê-lo, ele cobrirá espaço equivalente a vários campos de futebol, e é esse o espaço que temos disponível para que os gases se acumulem. É como se fosse mágica. Cerca de 40 toneladas de MOF cobririam toda a área da Califórnia.

Os MOF podem ser produzidos com materiais de baixo custo como óxido de zinco, usado comumente em filtros solares, e tereftalato, presente em garrafas plásticas de refrigerantes.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, para o rerbi, Comente!
Aproveite e indique para os seu amigos e seja bem vindo(a) sempre!

- Comentários negativos, infantis e com palavrões não serão aceitos.

- Comentários Anônimos não serão mais aceitos! Se quer manifestar sua opinião, seja homem ou mulher para ''mostrar'' sua cara.

Obs: Comentários do blog não refletem as opiniões do blog!