Mergulhadores encontram champanhe mais antigo do mundo


Uma equipe de mergulhadores encontrou, em meio aos restos de um navio no fundo do mar Báltico, cerca de 30 garrafas do que se acredita ser o mais antigo champanhe do mundo. Segundo especialistas, a bebida, que ainda pode ser consumida, deve ter sido um presente do rei francês Luis 16 para a corte imperial russa em 1780.

A descoberta deste espumante bicentenário, que ainda tem efervecência no interior da garrafa e "um sabor fabuloso", segundo uma enóloga que o provou, ocorreu a 55 metros de profundidade na costa das ilhas Aaland. O arquipélago se localiza entre as costas da Suécia e da Finlândia, segundo Christian Ekström, chefe da equipe de mergulhadores que fez a descoberta.

- Estamos em contato com Moët & Chandon, (o fabricante do champanhe). É 98% certo de que se trata de um Veuve Clocquot. Há uma âncora na rolha e (Moët & Chandon) me disse que é a única a ter utilizado esse emblema.

As 30 garrafas no fundo do mar Bálticopossou os últimos dois séculos em excelentes condições de conservação: ausência de luz e temperatura fria constante.

- A visibilidade é muito ruim, de apenas um metro. Não conseguimos ver o nome do navio. Trouxemos uma das garrafas à tona para tentar encontrar alguma data.

A descoberta foi feita em 6 de julho, mas a equipe a manteve em segredo até agora. Segundo a mergulhadora, a garrafa deve ser dos anos 1780.

- Veuve Clicquot iniciou sua produção em 1772 e as primeiras colheitas foram fermentadas durante dez anos, então não deve ser de antes de 1782. Também não pode ter sido depois de 1788-1789, quando a Revolução Francesa paralisou a produção.

A garrafa, em bom estado, mas sem etiqueta, foi fabricada a mão e sobre a rolha está escrito "Juclar", dos lagos de Andorra, região onde deve ter sido feita a cortiça.

e acordo com Ella Grüssner Cromwell-Morgan, uma enóloga de Aaland a quem Ekström pediu que provasse a bebida depois da descoberta, o champanhe "é absolutamente fabuloso. Ainda há bolhas lindas e finas".

Se a data e a origem forem confirmadas, seria o champanhe mais antigo do mundo, um recorde que atualmente é da garrafa Perrier-Jouët de 1825, degustada no ano passado por alguns enólogos.

A especialista avaliou o preço mínimo de cada garrafa em 68 mil dólares.

- Mas se for efetivamente o vinho de Luis XVI, poderão valer milhões.

Fonte: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, para o rerbi, Comente!
Aproveite e indique para os seu amigos e seja bem vindo(a) sempre!

- Comentários negativos, infantis e com palavrões não serão aceitos.

- Comentários Anônimos não serão mais aceitos! Se quer manifestar sua opinião, seja homem ou mulher para ''mostrar'' sua cara.

Obs: Comentários do blog não refletem as opiniões do blog!