Nasa encontra maior molécula do espaço


O telescópio Spitzer, da Nasa (agência espacial americana), descobriu moléculas de carbono em formato de esfera popularmente chamadas de buckyballs.

O nome foi uma homenagem ao arquiteto Buckminster Fuller, inventor de uma estrutura que se chama domo geodésico (espécie de globo formado por pequenos triângulos). A molécula tem uma composição muito parecida com a invenção.

É a primeira vez que as buckyballs são vistas no espaço, mas astrônomos já haviam estudado sua formação em laboratório há 25 anos.

Em 1996, Richard Smalley, professor americano, foi um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Química de 1996 por descobrir as buckyballs. A novidade foi um grande impulso para o estudo da nanotecnologia.

As duas partículas estavam juntas a nebulosa planetária Tc1, que nada mais é do que um resquício de estrelas, como o Sol, que envelhecem e desintegram suas camadas externas de gás e poeira.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, para o rerbi, Comente!
Aproveite e indique para os seu amigos e seja bem vindo(a) sempre!

- Comentários negativos, infantis e com palavrões não serão aceitos.

- Comentários Anônimos não serão mais aceitos! Se quer manifestar sua opinião, seja homem ou mulher para ''mostrar'' sua cara.

Obs: Comentários do blog não refletem as opiniões do blog!