Sabia que existe o "Twitter de voz" ?

Uma tecnologia chamada Voice Your View (vYv), que permite ao usuário enviar opiniões de voz sobre sua vizinhança, está sendo testada no Reino Unido para tornar cidades mais seguras.

Os comentários poderão ser feitos em terminais públicos ou por meio de software em celulares. O sistema processa as opiniões e cria um sistema colaborativo Wiki, que ajuda as autoridades a concentrar recursos onde eles são mais necessários.

A tecnologia Voice Your View (dê voz a seu ponto de vista, em tradução livre) foi desenvolvida por cientistas do Programa de Economia Digital do Reino Unido e permite que a população possa relatar se sente insegura em uma região com pouca iluminação ou seus medos sobre a falta de policiamento no bairro.

O vYv permite também aos usuários que possam acompanhar seus comentários, ver quem concorda com eles e outros assuntos da vizinhança.

John Whittle, chefe da equipe da Universidade Lancaster, no Reino Unido, comparou o sistema com o famoso microblog.

- Imagine o vYv como um Twitter preocupado com questões sociais ou como um mecanismo para ser usado em qualquer lugar e a qualquer hora. É uma forma de ativismo social que poderia ser muito poderoso para as comunidades.

A novidade do sistema está em sua habilidade para entender qualquer comentário por meio de uma técnica de inteligência artificial conhecida como linguagem de processamento natural (NLP, na sigla em inglês), que faz a análise de sentimentos.

A NLP é usada para filtrar, estruturar e classificar os comentários e transformá-los em dados significativos. Ela pega o principal assunto do comentário, como a má iluminação e o sentimento das pessoas associado a ela, seja positivo ou negativo.

A vantagem dessa tecnologia sobre uma consulta tradicional é que ela permite que um grande número de pontos de vista possam ser acessados rapidamente de uma forma muito barata.

Segundo os pesquisadores, as consultas públicas tendem a envolver apenas uma pequena parcela da população.

- Muitas pessoas têm pontos de vista sobre a região onde vivem e conhecem o espaço melhor do que ninguém, só que elas estão muito ocupadas para registrá-los.

Testes com o protótipo sugerem que a tecnologia poderia também obter os pontos de vista de pessoas mais jovens, a cujas opiniões as autoridades não costumam ter acesso.

Um uso potencial da tecnologia é a utilização de terminais públicos com tecnologias de reconhecimento de voz para analisar comentários e oferecer resultados minuto a minuto.

Fonte: r7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, para o rerbi, Comente!
Aproveite e indique para os seu amigos e seja bem vindo(a) sempre!

- Comentários negativos, infantis e com palavrões não serão aceitos.

- Comentários Anônimos não serão mais aceitos! Se quer manifestar sua opinião, seja homem ou mulher para ''mostrar'' sua cara.

Obs: Comentários do blog não refletem as opiniões do blog!