Cientistas descobrem região do cérebro que controla o medo e a coragem




Pesquisadores israelenses descobriram a parte do cérebro que controla nossos sentimentos de medo e de coragem. Com a descoberta, é possível que um dia seja possível devolver a bravura a pessoas medrosas.

Cientistas identificaram uma região do cérebro, chamada córtex cingulado anterior subgenual (sgACC), que era ativada quando as pessoas tinham coragem.

Para testar a bravura dos participantes, os pesquisadores usaram cobras. Os voluntários foram divididos entre os que tinham medo e os que não tinham dos animais.

Os cientistas os testaram com um urso de pelúcia ou com uma cobra do milho, uma espécie americana que criada como animal de estimação. Os participantes podiam escolher se queriam que o brinquedo ou a cobra fosse aproximado ou afastado deles.

Ao mesmo tempo, os cérebros dos voluntários foram examinados em uma máquina de ressonância magnética funcional (fMRI, na sigla em inglês). As imagens revelaram diferentes padrões na atividade cerebral quando os voluntários se rendiam ao medo e quando o superavam e mostravam coragem.

A atividade no sgACC aumentou de acordo com o grau de medo sentido pelos voluntários que detestavam cobras, mas que mostraram coragem enquanto ela levada para perto deles. O que não aconteceu quando os voluntários se renderam ao medo ao aumentar sua distância da cobra.

Além disso, a atividade em uma série de estruturas do lobo temporal do cérebro diminuiu quando o medo aumentou, mas foi superado. As descobertas foram anunciadas nesta quarta-feira (23) na revista científica Neuron.

Segundo Yadin Dudai, chefe da pesquisa, os resultados “mostram a importância de manter níveis altos de sgACC para superar o medo permanente e apontam para a possibilidade de manipular essa região para tratar distúrbios que envolvem uma falha para superar o medo”.

Fonte: r7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, para o rerbi, Comente!
Aproveite e indique para os seu amigos e seja bem vindo(a) sempre!

- Comentários negativos, infantis e com palavrões não serão aceitos.

- Comentários Anônimos não serão mais aceitos! Se quer manifestar sua opinião, seja homem ou mulher para ''mostrar'' sua cara.

Obs: Comentários do blog não refletem as opiniões do blog!