Sonda passa por asteroide de 100 km e tira fotos


A sonda europeia Rosetta teve sucesso em sua manobra para ficar bem próxima e tirar fotos do asteroide Lutetia, que está entre as órbitas de Marte e Júpiter.

Segundo a ESA (Agência Espacial Europeia), Rosetta tirou fotos do asteroide de cerca de 100 km de diâmetro, para medir a massa e calcular a densidade dele. O diretor de operações da Rosetta, Andrea Accomazzo, afirmou no site da ESA que essa primeira etapa de voo foi concluída.

Se um asteroide entrar numa rota para se chocar com a Terra, saber sua densidade irá ajudar a determinar se a rocha deve ser desviada ou explodida.

O voo também irá facilitar o acesso a informações esclarecedoras sobre a formação dos planetas do Sistema Solar. Como Rosetta está a 450 milhões de km da Terra, o sinal da sonda e as imagens demoram aproximadamente 25 minutos para chegar aqui e depois serem analisadas pelos cientistas da ESA. A agência irá liberar as primeiras imagens por volta das 18h do sábado, horário de Brasília.

A sonda ficou a cerca de 3.200 km da superfície do Lutetia para tê-lo integralmente em seu campo de visão. Em 2008, a sonda conseguiu ficar a 800 km de um asteroide menor, o Steins, de 6 km de comprimento.

Rosetta foi lançada em 2004 para se encontrar com um cometa em 2014. Em 2008, havia feito a primeira incursão no principal Cinturão de Asteroides, que reúne milhares de rochas de formas e tamanhos diferentes. O asteroide Lutetia foi descoberto em 1852 em Paris e foi batizado com o nome latino da capital francesa.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, para o rerbi, Comente!
Aproveite e indique para os seu amigos e seja bem vindo(a) sempre!

- Comentários negativos, infantis e com palavrões não serão aceitos.

- Comentários Anônimos não serão mais aceitos! Se quer manifestar sua opinião, seja homem ou mulher para ''mostrar'' sua cara.

Obs: Comentários do blog não refletem as opiniões do blog!