A babosa (Aloe vera)

A babosa (Aloe vera) é uma planta medicinal extremamente conhecida e utilizada no mundo inteiro. Pertence a família das Liliaceae.

O poder da babosa (Aloe vera) vem se apresentando extremamente incrível. Uma queimadura profunda tratada com babosa, dependendo consegue evoluir para uma queimadura de menor grau em cerca de 48 horas. No entanto, a babosa não se mostra eficaz tão somente para queimaduras, mas sim para várias outras aplicações. Durante os últimos trinta anos, diversos estudos foram realizados em todo o mundo a fim de se investigar diversas propriedades da babosa, planta em formato de cacto. A medida que a popularidade da Babosa vem crescendo em todo mundo, a indústria cosmética vê a Aloe vera como base para vários produtos como cremes faciais e capilares, limpadores de pele, anti-rugas, desodorantes, etc. Além disso, a Babosa é muito útil também para o tratamento de cortes e feridas, acne, coceiras, manchas na pele, picadas de insetos, dores musculares, problemas digestivos, artrite, sinusite e asma, além do já citado combate eficiente à queimaduras (fogo ou raios solares).

Como fitocosmético, é excelente desodorante, removedor de impurezas da pele, fortalecedor do couro cabeludo. Ajuda a combater a caspa, previne contra as rugas hidratando peles ressecadas e flácidas e, aplicada como loção após a barba, é ótima suavizante para a pele. Para essas indicações, não é necessário nenhum tipo de preparado especial, basta cortar a folha da babosa e aplicar a polpa diretamente sobre a região a ser tratada.

...

Cautela com a ingestão da babosa também é bastante importante. Os principais componentes da babosa (aloína, aloeferon, aloetina e barbalodina) são os responsáveis pelas propriedades medicinais da planta que, além de cicatrizante, é utilizada como tônico digestivo e laxante. Contudo, como os componentes da babosa têm propriedades emenagogas (aumentam o fluxo sangüíneo), ela é contra-indicada na gravidez; além disso, em altas doses, a planta pode se transformar num purgativo drástico, sendo totalmente desaconselhável seu uso em crianças.


...

História e Curiosidades:

O nome do gênero Aloe vera seria originário do hebráico halal ou do arábico alloeh, que significa substância amarga, brilhante e recorre ao gel da babosa. O nome da espécie vera vem do latim vera (= verdadeira). Ao que tudo indica, ela é considerada uma planta poderosa há muito tempo. A evidência de uso da Babosa mais antiga foi encontrada em um tablete de barro na Mesopotâmia, datando do ano 2.100 a.C (Atherton High School Study). Referências para seu uso como um agente curativo podem ser achadas também nas culturas dos antigos egípcios, chineses, gregos, indianos e também na literatura cristã. Antigos muçulmanos e judeus acreditavam que a babosa representava uma proteção para todos os males e, por isso, usavam as folhas até penduradas na porta de entrada da casa. Alexandre, o Grande, teria conquistado as Ilhas de Socotorá, no Oceano Índico (século IV a.C.), porque lá vegetava abundantemente um tipo de babosa que produzia uma tinta violácea. Há quem diga, entretanto, que na verdade, o conquistador conhecia os poderes cicatrizantes da babosa e seu principal interesse nas ilhas era ter plantas suficientes para curar os ferimentos dos seus soldados após as batalhas. Lendas também indicam que a Babosa era um dos segredos da beleza de Cleópatra. Na África, caçadores esfregam o suco de Babosa em seus corpo para reduzir a transpiração e mascarar o cheiro humano. A Babosa é uma das plantas mais adaptáveis e fáceis de crescer.

via: Medicinais Plantas

Eu acho a babosa uma das plantas mais legais que existe, tenho uma plantada aqui em casa, heheh
abraços


Gostou da postagem? Agora faz um favor? Vote no rerbi.
valeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, para o rerbi, Comente!
Aproveite e indique para os seu amigos e seja bem vindo(a) sempre!

- Comentários negativos, infantis e com palavrões não serão aceitos.

- Comentários Anônimos não serão mais aceitos! Se quer manifestar sua opinião, seja homem ou mulher para ''mostrar'' sua cara.

Obs: Comentários do blog não refletem as opiniões do blog!