Por quê Marketing nunca mais será o mesmo!!!

Todos os avanços tecnológicos dos últimos anos tem mudado dramásticamente a maneira como as pessoas buscam e trocam informação. A cada dia, mais e mais empresa são obrigadas a re-avaliar suas estratégias de marketing, para se adaptar á nova realidade: Grandes mídias não controlam mais a atenção das pessoas; São as própias pessoas que controlam aonde vai sua atenção, tempo e dinheiro.

Durante muito tempo, marketing se resumia a atirar mensagens publicitárias nas pessoas. Tentar de todas as formas, tamanhos e cores, chamar atenção do maior número de olhos, ouvidos e mentes que fosse possível.

No carro, nas ruas, televisão, rádio, jornais e revistas: Tudo voltado á chamar a atenção com uma mão e disparar sua mensagem, propaganda ou discurso de vendas com a outra. Quantas vezes você ouviu a famosa frase: "Mas antes.. uma palavrinha de nossos patrocinadores!"?

Esta forma de propaganda é chamada "Marketing de Intromissão", pois é bem sucedido quando consegue roubar a atenção das pessoas.

Porém, numa sociedade aonde o tempo e atenção das pessoas são recursos cada vez mais escassos, as pessoas começam a ter uma certa aversão por quem tenta "roubar" seu tempo com coisas que elas não solicitaram ou não tem interesse.

A Internet mudou para sempre este cenário

O poder da escolher o que vai se quer saber divulgado, quando e a que preço não está mais só nas mãos do grandes e "tradicionais" canais de mídia.

A internet, com sua fantástica popularização mundial, proporcionou uma série de ferramentas para as pessoas que começassem a quebrar o monopólio destes canais. Entre eles podemos destacar três destas ferramentas, que sobem no podium dos grandes responsáveis por esta revolução:

  • Websites;
  • Email;
  • Mecanismos de busca (Como Google, Yahoo!, MSN, Altavista, Cade?, entre outros);

Estes causaram uma verdadeira revolução entre as pessoas: hábitos e comportamento mudaram drástica e permanentemente. A comunicação não é mais de poucos para muitos: Agora todos tem poder de escolher o que querem ouvir.

Quantas vezes você já recebeu aquelas "correntes" de email, sobre um assunto em especial, como comentários sobre um determinado político, ou sobre dicas de segurança nas ruas ou mesmo somente compartilhando uma piada ou brincadeira que seu amigo achou que você fosse gostar?

Você teve que pagar algo por estas informações? Teve que assistir á algum comercial ou esperar a "palavrinha do patrocinador" acabar para poder ver todo o conteúdo do email? Não, não é mesmo?

Portanto, caro anunciante... não importa o quanto você tente... se as pessoas não querem saber de você, seu produto ou serviço, elas tem tido cada vez mais alternativas parar poder ignorar sua mensagem.

O segredo do sucesso? Esqueça a idéia de tentar atingir todo mundo, todo o tempo. Você precisa atingir especificamente o seu "público alvo", um público que gostaria de saber o que você oferece, e não se sente ofendido pela sua "intromissão".

Mas para isso, ele precisa ser atingido no ambiente certo e da maneira certa. Isso se chama "Marketing de permissão".

Internet e mídias alternativas

As pessoas estão, indíscutivelmente, passando cada vez mais tempo online, conectadas na Internet.

A habilidade de se poder escolher o quê, quando, quantas vezes e com qual intensidade se quer ver, ler ou assistir algo - seja para aprender ou se divertir - tornou a Internet o ambiente perfeito para as pessoas passarem seu tempo. Conversar com os amigos, fazer contatos comerciais, realizar pesquisas, assistir filmes ou jogar jogos - e muitas vezes tudo ao mesmo tempo - já faz parte do dia-a-dia das pessoas, de todas as classes sociais e cidades do país.

Com isso, os índices de audiência de tradicionais meios de informação, comunicação e entreterimento - como jornais, revistas ou televisão - tem sentido o impacto, perdendo terreno para os meios Interativos, como a Internet, à uma velocidade assutadora.

Porque as pessoas querem cada vez mais ter o controle sobre aquilo que assistem - e não deixar que outros decidam por elas. E por isso, esão bloqueando os canais de comunicação aonde este tipo de controle não é possível.

O futuro está próximo

Bill Gates disse que em pouco tempo existirão dois tipos de empresas:"As que atuam pela Internet e as que fecharão as portas". E da última vez que Bill Gates disse que o Windows seria o sistema operacional mais utilizado no mundo, ele acertou.

E se por acaso, ele acertar novamente, me responda: Qual dos dois tipos sua empresa está se preparando para ser?

via: Pense Dynamo

Muito interessante esse artigo principalmente para quem tem empresa, Você que tem uma ou pensa em ter uma um dia, fica a dica.

abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, para o rerbi, Comente!
Aproveite e indique para os seu amigos e seja bem vindo(a) sempre!

- Comentários negativos, infantis e com palavrões não serão aceitos.

- Comentários Anônimos não serão mais aceitos! Se quer manifestar sua opinião, seja homem ou mulher para ''mostrar'' sua cara.

Obs: Comentários do blog não refletem as opiniões do blog!