Quem inventou a internet?

Na verdade a internet não foi inventada como conhecemos hoje. Ela foi um projeto de base militares que evoluiu como é hoje em dia.
O projeto chamava-se ARPANET de 1969, da Agência de Pesquisa de Projetos Avançados, uma subdivisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Este projeto foi durante a guerra fria entre Estados Unidos e União soviética. Com essa rede promissora, os dados valiosos do governo americano estariam espalhados em vários lugares, ao invés de centralizados em apenas um servidor. Isso evitaria a perda desses dados no caso de, por exemplo, uma bomba explodisse no campus.

A idéia foi criar um sistema de comunicação entre computadores de forma a enviar os dados divididos em pequenos pacotes e depois ser remontado no destinatário. Isto funciona assim até hoje, quando você manda um email por exemplo, sua mensagem é dividida em pequenos pacotes e são enviados separadamente ao destinatário, quando todos os pacotes chegam a mensagem é remontada como originalmente e entre ao destinatário.

Mas até aqui, a internet era computadores ligados em computadores e algumas formas de trocas de informações. Até esse ponto, podemos dizer que a internet foi inventada e controlada pelo governo americano.

Internet e o protocolo TCP/IP

Em seguida os cientistas Vinton Cerf e Bob Khan criaram o TCP/IP que nada mais é do que um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede.

Em seguida a idéia foi incorporada às universidades e mais tarde o cientista britânico Tim Berners-Lee e o CERN, Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire - Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, criaram a World Wide Web ou WWW. Nascia aí a nossa internet ou a Web como nós a chamamos.

A web foi um ambiente onde as pessoas pudessem compartilhar arquivos no formato HTML e outras pessoas pudessem acessá-los através de um browser ou navegador, como o Internet Explorer, por exemplo.

Quando a Internet foi inventada

A internet foi inventada nos anos 60 e 70. A web de Tim Berners-Lee foi inventada em 1989 e portanto em 2009 completou 20 anos.

Internet ou Web?

Internet é rede rede mundial de computadores. É o projeto mais antigo e não foi necessariamente inventado, mas evoluindo pouco a pouco.

Web é a plataforma criada por Tim Berners-Lee e é o local onde navegamos. Este texto que você está lendo está disponível na web e pode ser acessado pela internet.

Fonte: luis.blog.br

Receba nossas notícias no seu Email:

Digite seu e-mail aqui:



Quer saber mais notícias legais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, para o rerbi, Comente!
Aproveite e indique para os seu amigos e seja bem vindo(a) sempre!

- Comentários negativos, infantis e com palavrões não serão aceitos.

- Comentários Anônimos não serão mais aceitos! Se quer manifestar sua opinião, seja homem ou mulher para ''mostrar'' sua cara.

Obs: Comentários do blog não refletem as opiniões do blog!